8 de outubro de 2013

Estava "Ruiva" e Engravidei. E agora? Pintar os cabelos durante a Gravidez ou não?

Essa questão corrói a mente de quase todas as grávidas nos dias de hoje. Com tanta facilidade para mudar o cabelo, com mulheres que se importam mais com o visual e com tanta informação, nossa cabeça da um nó quando paramos para pesquisar se podemos ou não pintar os cabelos durante a gravidez.

Vou contar aqui a minha experiência com meus cabelos...

Começando do começo: Depois da gestação anembrionada que tive em setembro de 2012, fiquei muito triste, mas ergui a cabeça, desencanei e decidi que precisava mudar, fazer o que queria sem "medos". Então, como sempre amei cabelos ruivos e tive cabelos vermelhos dos 14 até os 21 anos, resolvi que voltaria às origens. Na verdade eu estava em busca do ruivo natural, mas vi que para conseguir esse eu precisaria recorrer à mistura de mais de um tipo de tintura além de descoloração, seria muita mão de obra e muito gasto, se fosse antigamente eu arriscaria, mas hoje não dá mais. Então optei pelo vermelho intenso mesmo. Pintei... Amei!

Cabelos tingidos de Vermelho e com Alisamento e... Engravidei!
Pintei no ano novo... e não é que engravidei em fevereiro! Fiquei super feliz, claro! E acredito que retoquei o vermelho e ainda fiz alisamento nos cabelos (segundo o fabricante, sem formol) com uma semana de gravidez, mas eu ainda não sabia.

Assim estava me cabelo com uns 2 meses
de gravidez. Mas depois ele foi desbotando...
Enfim, não mexi mais nos cabelos e decidi que deixaria que ficasse vermelho nas pontas e natural (louro escuro) na raíz... Pooooorém o tempo passou, o alisamento foi saindo, a raíz ficando enorme e o pior, o vermelho desbotando... Quem está ou já ficou grávida sabe que nessa época a gente engorda e se sente a criatura mais desleixada do universo, ansiamos por ficar (ou pelo menos se achar) um pouco mais atraente. Sendo assim comecei minha pesquisa...

Resumindo:
Passei por dois GO, ambos disseram que após o terceiro mês de gravidez eu poderia usar tonalizante, não tintura, ou ainda poderia fazer luzes com touca, porque não pega na raíz dos cabelos. Ainda a primeira GO (mulher) me aconselhou a passar um tonalizante escuro e cobrir o vermelho, pois eu não teria mais tanto tempo assim para cuidar dos cabelos Hahaha.

Mas o vermelho é a tinta mais chata de sair dos cabelos depois do preto, e eu não poderia apelar pra muita química. Tonalizante nenhum, sozinho, conseguiria cobrir o vermelho por mais do que alguns dias, pois desbota fácil. Luzes não dava pra fazer. Estava com uns 4 dedos de raíz... Dependendo do que fizesse ia dar aquela "bela" diferença de cor nos cabelos (raíz natural, comprimento vermelho).

Fui pesquisar na internet mais um pouco...

Conclusão: encontrei de tudo! Fiquei mais confusa ainda!

O que me chamou a atenção foi que em um vídeo, uma dermatologista diz que o problema em pintar os cabelos não está nem na amônia, e sim nos metais pesados contidos nas cores das tinturas! Tanto que ela diz que não recomenda nem o tonalizante, porque tem cor. Ela recomenda apenas Luzes com água oxigenada. Assista o vídeo:


Na maioria dos outros artigos eu só via especialistas e médicos dizendo que o problema é amônia, e recomendavam o tonalizante após os terceiro mês.

Então pensei: Se a grande maioria dos médicos recomendam o tonalizante e muuuitas mulheres assim o fazem, e essa dermatologista falou que o problema nem é a amônia e sim a COR, que praticamente tanto faz tintura ou tonalizante, vou passar tinta!

Mas calma!!! Pedi ajuda à minha mãe e fizemos tudo com muuuito cuidado. Fizemos assim:

1. Eu estava com 6 meses de gravidez e 4 dedos de raíz;

2. Optei pela tintura da Koleston Louro Cinza Escuro - 61. Por conter o cinza (número "1") que ajuda a quebrar o vermelho dos cabelos (tinturas que contenham o "mate", que é esverdeado, também quebram o vermelho). Acredito que a tintura da Imédia Castanho Claro Acinzentado - 51 também dê certo, mas no meu caso fiquei com medo de ficar muito escuro e começar a dar muita diferença do meu cabelo natural que é louro escuro;

3. Como eu tinha 4 dedos de raíz virgem, pintamos o cabelo mecha por mecha, sem encostar no couro cabeludo ou qualquer parte de pele, e deixamos 2 dedos de raíz virgem sem pintar (para não ter risco de encostar no couro cabeludo);

4. Fizemos em um lugar bem arejado e eu usei TRÊS máscaras para não ficar inalando o cheiro da tinta.

Ficou ótimo! Mas o vermelho é uma corzinha cri cri pra sair! E eu ainda via meu cabelo um pouco cor de "vinho". Então, uns 3 dias depois comprei um tonalizante para dar um toque final. Escolhi o Casting Trufado Glacê devido sua numeração 513 (5 = castanho claro; 1 = cinza; 3 = Reflexos dourados). Aqui no E aí, Beleza? tem um post bem legal explicando a numeração das tinturas.

Assim ficou meu cabelo após o Koleston Louro Cinza Escuro - 61. Ainda dava
para ver um pouco do vermelho.

Passei o tonalizante... da mesma forma que foi passada a tintura. Ficou perfeito! Escureceu, claro, mas eu queria me ver livre do vermelho. E deu certo! Quase não dava para ver diferença entre raíz e comprimento. Claro que na luz do sol era possível ver os reflexos ainda um pouco avermelhados do comprimento do cabelo, mas estava com certeza muuuuito melhor do que aquele vermelho desbotado com raíz. E sabe de mais uma coisa? Meus cabelos ficaram SUPER MACIOS!!! Foi como fazer um tratamento de hidratação. Lembrando que o alisamento eu não fiz mais, e nem pretendo fazer por um bom tempo. Agora meu cabelo não está nem enrolado nem liso liso. Se lavo e seco no secador com produto para escova ele fica liso, como nas fotos abaixo, mas se seco naturalmente com creme para pentear ele fica meio enrolado, meio... sei lá :) .
Assim ficou meu cabelo após o Casting Trufado Glacê 513
Opinião Médica
Pesquisando mais um pouco AGORA, encontrei dois vídeos de médicos falando à respeito de tingir os cabelos durante a gestação e vejam só... eles dizem que GRÁVIDA PODE TINGIR SIM os cabelos. Uma dessas médicas é a conceituada dermatologista dos famosos Lígia Kogos. O outro médico é de Portugal, e como ele fala meio rápido, alguma coisa não dá pra entender, mas no essencial dá pra entender sim.



O que acontece é que não existem pesquisas a longo prazo com o efeito da tintura nas crianças. Alguns dizem que isso pode gerar um câncer no bebê depois de uns 30 ou 40 anos, outros dizem que não, e que os tais metais pesados foram abolidos das tinturas hoje em dia. Que antigamente havia química pesada, mas hoje está muito mais avançado e muito mais seguro.

Portanto, cabe a cada uma de vocês pesquisarem e julgarem se devem ou não fazer alguma coisa nos cabelos. E sempre consultem seus médicos GO e Dermatologistas. 

É normal todas nós ficarmos com medo de fazer algum mal ao nosso bebê. Então, se você se sente mais segura não fazendo nada, não faça. Terá bastante tempo para mudar o visual mais para a frente. Além disso, não é toda mulher que necessita urgentemente de uma mudança nos cabelos durante a gravidez. Na minha opinião, quem tem cabelo liso ou pouco ondulado naturalmente já nem precisa se preocupar tanto, é só fazer um corte bem legal e pronto! Quem tem cabelo com luzes também ta tranquila... São casos acho que como o meu que tinha alisamento perdendo o efeito (não é definitiva, é chamada de "plástica dos fios". Sai depois de um tempo), tinta vermelha desbotando (ninguém merece!) e por aí vai...

Eu sei de uma coisa: se não nos sentirmos bem com nós mesmas, se nos sentirmos feias, com auto-estima lá em baixo começa surgir aquela depressão e acredito que isso pode ser pior pra você e para o bebê (sem contar para seu marido e talvez para seus outros filhos). Então, na minha opinião, é muito importante você estar feliz consigo mesma, se achar bonita, sempre :)

Arriscar nas Californianas?
Então.... Agora eu descobri que chegou ao Brasil a Imédia Excellence Californianas, um kit que vem na caixinha pronto para você fazer mechas californianas em casa! Veja AQUI no site do cabeleireiro Marcos Proença  e AQUI no Blog Pausa para Feminices.

Achei uma boa opção para grávidas darem um tapa no visu, pois é uma técnica que não chega perto da raiz dos cabelos e fica bem bonito, dá uma iluminada!

Agora não sei se deixo meu cabelinho quieto (eu ia dar mais um retoque com tonalizante Castanho Claro, pois já começou a desbotar e o tom de "vinho" já começou a aparecer e dar alguma diferença da raíz) ou se arrisco fazer essas Californianas... Ai!

Se eu fizer, posto aqui pra vocês ;)

Beijos bem lindos!!!


4 comentários:

  1. Oi!!
    Tudo bem?
    Nos conhecemos do baby center, vim achar teu blog!
    ADOREI :)
    Já linkei no meu e vou te acompanhar!

    Eu pintei os cabelos na gravidez 3x, com a autorização do obstetra.
    Usamos uma tinta orgânica da Schwarzkhof, que é aconselhada para grávidas também.

    Eu fiquei meio com medo, mas li muito e a maioria dizia que era mito.
    Então, fiz no quarto, sexto e nono mês!
    Minha bebê nasce na sexta agora, dia 01/11, e está com a saúde perfeita!
    Fiz todos os exames nela e está tudo bem!

    Tem sempre que falar com o médico, com certeza!!

    beijão, querida!!

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, minha xará!!

    Pois não é que leio teu comentário lá no meu blog sobre cesárea ou normal e penso: tem uma pessoa exatamente igual a mim neste mundo! hahaha!!
    Tudo o que tu disse é o que eu penso e ponto final.
    Até a maneira como escreveu!!

    É o nome, é isso! Brincadeirinha, hehe.

    Eu acho que o bom senso é o melhor nesses casos e sinto realmente que essas pessoas que tanto criticam colocam uma venda nos olhos e não se permitem abrir um pouco a cabeça para entender que ninguém é menos mãe por ter optado pela cesárea.

    Ao ler o que tu escreveu, me senti felizona de que alguém entende :)

    (Sobre a mala: eu também tive medo de levar coisas de mais... mas, também resta a dúvida: "e se faltar? e se o bebê vomita na roupinha?"; bom, chegar cheia de malas vai ser engraçado!! Hehe. Eu te conto depois se sobrou muita coisa!!

    Ai, faltam 3 dias!
    Que bom!

    Beijoca e apareça SEMPRE!
    De coração!!
    Eu virei sempre por aqui :D

    ResponderExcluir
  3. Oi eu tenho cabelo comprido e tingido de loiro mais minha raiz castanho escuro já está com 2 dedos e o loiro desbotadissimo estou querendo tingir da mesma cor da raiz estou ainda com 7 semanas tem como pintar ?

    ResponderExcluir
  4. Con una gran alegría en mi corazón, te quiero
    dar testimonio de lo que el Dr. Adolo Ebibi ha hecho en mi vida y maridos vida, tiene a su vez nuestros dolores a la alegría, y hacer los que nos monje para regocijarse con nosotros. Me casé con mi marido durante 7 años sin ningún hijo. mi marido a veces me querían alejó para otras mujeres. No hasta que me encontré con un testimonio de alguien en relación con el Dr. Adolo cómo él la ayudara antes, me puse en contacto él ahora que estoy hablando contigo ahora soy una madre de un niño y una niña y ellos son gemelos. quiero que me ayudes gracias Dr Adolo por lo que ha hecho en mi vida, si quiere su ayuda puedo contactar con él a través de este correo electrónico: dradoloebibitradomedicalhome@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...