14 de abril de 2012

"A última ceia em Jerusalém" - de Paulo Lara

Uma das obras mais recentes do artista plástico/arquiteto Paulo Lara é uma ilustração retratando a última ceia de Jesus e seus discípulos em Jerusalém.

Diferente da clássica Santa Ceia que conhecemos de Da Vinci, Paulo retratou a cerimônia de maneira muito mais fiel, como realmente aconteceu de acordo com a época, com os costumes e com o local onde viviam. E fez isso baseado não só na bíblia, mas em variados estudos sobre o assunto.

Eis a obra: "A última ceia em Jerusalém"

Clique AQUI para ver em tamanho maior



Texto escrito por Paulo Lara
Espero que curtam muito, compartilhem mais ainda essa obra que acabei ontem.

Creio eu ser uma das mais belas que produzi. Aproveitem!! Abaixo tem a descrição da obra para que todos saibam como cheguei nesse desenho. Muito obrigado. Grande abraço a todos vocês.

Obra: A última ceia em Jerusalém

Para criar essa obra, fiz uma pesquisa antes de iniciar o esboço e chegar ao desenho final. A pesquisa foi baseada na Bíblia, Novo Testamento, teólogos, historiadores e Judeus.

A primeira diferença marcante, em relação a outras ceias já pintadas, é o local onde foi realizada a última ceia. Jesus ordena a dois discípulos que vão e encontrem um homem que está com dois cântaros de barro com água e diz: “Diga a esse homem que o Mestre quer ficar em sua casa para a ceia”. Nessa época da festa muitos iam a Jerusalém e como não havia lugar para todo mundo nas hospedarias a grande maioria ficava na parte superior das casas. Não havia problema com chuvas, uma vez que, nessa região chove uma vez por ano e olha lá!

Jesus é o centro da obra com uma túnica branca e listras vermelhas (Luz e sangue) ao redor de uma mesa baixa e todos ao seu redor assentados ao chão sob almofadas. Reparem no lado esquerdo inferior os degraus para se chegar até a parte de cima. Essa área normalmente era parcialmente aberta, o que permitia ter uma visão privilegiada do céu.

As luminárias são abastecidas pelo azeite que está no canto superior direito ao lado da Menorah, que não é um castiçal comum, mas representa os sete Espíritos de Deus (Isaias 11:2). Ao lado de Jesus seus dois irmãos Tiago, lado esquerdo, e João ao lado direito, que é o lado do coração, pois Jesus o chamava de “discípulo do coração”. Os cabelos de Jesus são levemente ruivos e todos têm semelhanças, pois a Palavra de Deus diz que eles eram parecidos entre si, daí Judas beijar Jesus para diferenciar dos outros.

Jesus parte o pão asmo (ázimo), que era o pão sem fermento, e bem a sua frente a mesa com os ingredientes da ceia: os pães (representa o corpo de Jesus), os feixes de trigo e dois cachos de uva e ao lado Mateus segura o jarro com vinho (e era vinho mesmo e não suco de uva) que representa o sangue de Jesus. 13 copos de barro estão sob a mesa, um para cada discípulo e um para Jesus e não um copo só para todos.

O que tem uma cara de bravo e barba grisalha é Pedro, ao lado direito dele está Tomé e é o único que está em pé, para ver tudo direitinho. Abaixo de Tomé está André e ao lado de Andre está Felipe, com uma túnica verde. Voltando os olhos para João, irmão de Jesus, do lado esquerdo está Bartolomeu, meio acanhado. Em seguida vem Mateus, creio que ele serviu todos. Abaixo vem Tadeu, com uma túnica Roxa e ao seu lado o outro Tiago. Simão está quase de costas com uma túnica Verde com listras vermelhas. Por último, de túnica preta, está Judas que é o único que não mostra o rosto.

Não sei se vocês vão achar, mas eu escrevi o nome de todos os discípulos em algum lugar. O de Jesus é Yeshua, que é o nome original em hebraico e Judas não tem.




Grande abraço a todos! Obrigado!

Um comentário:

  1. Simplesmente amei, Paulo! Tudo! A pintura e a descrição de como vc chegou ao resultado final. Parabéns!!! Já compartilhei no meu face. Abração.
    Tony Queiroz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...